24-11-2017

i:196 p:1

Você pode visitar com IEMA cursos gerais de espanhol, cursos específicos de espanhol (por exemplo, para professores de espanhol) e cursos de cultura.
[click +]


Cursos de Espanhol em Geral


Não se aprende somente o subjuntivo, como também onde, quando e como deve utilizá-lo. Para isso, nós elaboramos nosso próprio material didático: Você adquire os conhecimentos teóricos necessários, 4 destrezas lingüísticas básicas e 10 superiores.

É o ensino de destrezas e o enfoque pragmático o que distingue a nossa escola. Ao final de seu curso, saberá atuar com o idioma.

Para os cursos em grupo, estabelecem-se os níveis necessários, até 6 (segundo as normas do “Acordo Comum Europeu para as Línguas”).

Pode obter um diploma qualificado que informa sobre seu progresso, seus conhecimentos e destrezas adquiridas. Podemos preparar-lhe para o exame "DELE" do Instituto Cervantes. É um prazer para nós, podermos ajudá-lo com o processo de inscrição para este exame.



Cursos Especiales


Você pode escolher entre diversos cursos de especialização. Se você estiver procurando por um curso não está nesta lista, ou se você quiser saber mais detalhes, entre em contato conosco.



Cursos de cultura


Quer conhecer a Espanha e seus habitantes?

Quer compreender e viver a vida espanhola?

Quer ser capaz de ter um diálogo cultural mais profundo?

Durante as tardes você pode participar – independentemente de seu curso de espanhol e junto com alunos de outros grupos do curso de espanhol – de diferentes aulas de cultura.

Você pode reservar um curso completo de cultura ou uma seleção de temas de vários cursos (“Hispania”).

Com exceção das aulas de mística e literatura (destinadas somente ao nível avançado), todos os cursos estão abertos a todos os níveis.

i:197 p:2

Curso Geral de Espanhol: Curso em mini-grupo
[click +]


O “Curso em Mini grupo” é nosso curso “clássico” e tem um máximo de 8 alunos. Ávila é menos conhecida, por isso nossos grupos têm uma média de apenas 4 alunos. Ideal para menores, estudantes, universitários e aposentados. 27 lições semanais - gramática, comunicação e conversação.

Normalmente das 9h00 – 13h30.

Mínimo: 1 semana. Principiantes absolutos solamente pueden empezar este curso a principios de un mes. Pregunte por excepciones.

É recomendado reservar algumas aulas particulares adicionais extras (pelas tardes - 2 ou 3 sessões de 90 minutos / semana). Isto serve para você aprofundar alguns aspectos de gramática, conversação, pronunciação, cultura, sociedade, etc.

i:198 p:3

Curso Geral de Espanhol: Curso para 2
[click +]


O “Curso para 2” foi desenhado para duas pessoas que chegam juntas a nossa escola. É ideal para casais, amigos, etc, com conhecimentos parecidos. São 27 lições semanais - gramática, comunicação e conversação.

Normalmente das 9h00 – 13h30 e está indicado para pessoas que desejam ter aulas mais intensivas.

i:199 p:4

Curso Geral de Espanhol: Curso privado
[click +]


O “Curso Particular” lhe garante o máximo rendimento. Se deseja ter um progresso muito rápido, reserve um curso particular. Sendo o único aluno em classe, seu professor pode adaptar o curso exclusivamente às suas necessidades e interesses.

Normalmente se elegem 4 ou 6 aulas que serão pela manhã e pela tarde. Informe-nos quais aspectos da língua deseja estudar particularmente e para que precisa do espanhol.

Outra variante inteligente é a combinação de um curso em mini grupo com algumas aulas particulares.

i:200 p:5

Curso Geral de Espanhol: Curso em mini-grupo especial
[click +]


Este curso responde à demanda de muitos clientes que querem incrementar o seu progresso no Curso em Mini grupo reservando um número mínimo de aulas particulares – 2 sessões particulares de 90 minutos.

Se você quiser reservar mais aulas particulares, escolha o Curso em Mini grupo e complete-o com um máximo de 5 aulas de 90 minutos particulares na semana.

Recomendamos, neste caso, contemplar também a opção de reservar exclusivamente um curso particular, possivelmente se adapte melhor aos seus interesses.

i:201 p:6

Curso especial de Espanhol: LA CANCION EN LA CLASE DE ESPAÑOL
[click +]


Trabajar con canciones en la clase de español

Mais informação: rutkowski @ iema.com

i:202 p:7

Curso especial de Espanhol: CONOCER " LO ESPAÑOL "
[click +]


Aspectos de España

Mais informação: rutkowski @ iema.com

i:203 p:8

Curso especial de Espanhol: AO QUE NÃO SABE! - Gramática para professores
[click +]


Este curso de 31 aulas tem dois objetivos: 1. levar o professor ao bilingüismo, permitindo-o alcançar os conhecimentos gramaticais correspondentes ao nível C2. É oferecida uma visão do funcionamento da gramática a partir de uma perspectiva comunicativa. 2. dar a “fórmula” para ensinar a gramática: aproximar, tratar e aprofundar os problemas metodológicos que traçam os professores na hora de levar a gramática para a sala de aula.

Mais informação: rutkowski @ iema.com

i:204 p:9

Curso especial de Espanhol: ESPANHA É DIFERENTE? – para professores
[click +]


No IEMA entendemos que a aula de ELE é o lugar perfeito para o processo de descobrimento dos componentes socioculturais que levam a competência global do estudante de espanhol, evitando os estereótipos, e a desconexão entre a língua e sua cultura. Com este curso pretendemos aproximar o universo cultural do espanhol ao coletivo de professores de espanhol, familiarizando os participantes com a relevância da cultura do idioma como pilar fundamental na aprendizagem de uma língua.

Mais informação: rutkowski @ iema.com

i:205 p:10

Curso especial de Espanhol: A FALAR! - Conversação para professores
[click +]


Curso intensivo de 31 sessões de conversação cujos objetivos fundamentais são aumentar a fluidez do idioma, o léxico, a sensibilização e a consciência das diferenças culturais para sua identificação. É oferecida aos participantes a possibilidade de, através de temas variados (sociedade, política, economia, vida diária, gastronomia, arte, literatura, interculturalidade, história, etc. em uma oferta sempre aberta na qual os alunos têm a possibilidade de eleger), relacionados, é claro, com a cultura espanhola, praticar e desenvolver suas habilidades comunicativas, com um professor como guia nesse processo de aprendizagem.

Mais informação: rutkowski @ iema.com

i:206 p:11

Curso especial de Espanhol: RECICLE-SE! - para professores
[click +]


Neste curso damos aos participantes profissionais, em um ambiente dinâmico e um ritmo de trabalho intenso, uma informação complementar que lhes ajude a ampliar e atualizar seus conhecimentos. É um curso concebido de forma aberta, para que os alunos profissionais possam solucionar suas dúvidas, problemas e interesses. Se aprofunda em didática, metodologia, cultura, sociedade e atualidade.

Mais informação: rutkowski @ iema.com

i:207 p:12

Curso especial de Espanhol: Preparação DELE

www.examendele.com: CLICK HERE
[click +]


Particular e em grupo – mínimo de 5 estudantes

IEMA é um centro oficial para a preparação ao exame DELE, convocados pelo Instituto Cervantes, elaborados pela Universidade de Salamanca. A realização de nossos cursos prepara o aluno, através de um treinamento destinado a dominar os cinco módulos do exame, à sua superação e ao domínio de linguagem e estratégias comunicativas do nível correspondente.

IEMA oferece vários cursos destinados a professores de espanhol. Aqui segue uma descrição resumida. Informe-nos o seu número de telefone e te informaremos todos os detalhes sobre conteúdo e metodologia. Se você entende o texto em espanhol abaixo, poderá participar do curso.

Mais informação: rutkowski @ iema.com

Aquí encuentra más información sobre los exámenes DELE : www.examendele.com: CLICK HERE

i:208 p:13

Curso especial de Espanhol: Curso particular na casa do professor
[click +]


Todo o ano

Esta modalidade te permite combinar as vantagens de um curso particular de espanhol com a imersão total no idioma através da convivência com seu professor(a).

Este programa é possível em toda a Espanha. Inclui comida, alojamento, atividades e 6 aulas diárias em dias úteis (segunda à sexta-feira). Informe-nos quais aspectos da língua deseja estudar particularmente, para que necessita o espanhol e o que te interessa além das aulas de espanhol. Grande demanda, número de vagas muito limitado.

i:209 p:14

Curso especial de Espanhol: Espanhol médico
[click +]


O objetivo fundamental deste curso é a aprendizagem e o aperfeiçoamento do espanhol, baseando-se nos contextos situacionais onde se requer uma linguagem mais específica. Atendendo a este objetivo geral, dividimos os objetivos em duas áreas de desenvolvimento profissional. A relação do aluno com companheiros profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e outros profissionais de um centro sanitário) e a relação de aluno com o paciente. Assim, se desenvolve uma equilibrada combinação dos aspectos teóricos relativos, por um lado, a gramática e o léxico e, por outro, os aspectos pragmáticos relativos à prática da medicina em seus possíveis contextos comunicativos.

Mediante este curso, oferecemos ao aluno, além disso, a possibilidade de se apresentar ao exame oficial de “Espanhol das Ciências da Saúde”, que se celebra ao final do curso, com a colaboração da Câmara de Comércio de Madri e a Universidade de Alcalá.

Curso recomendado por Robert Wood Johnson Foundation.

i:210 p:15

Curso especial de Espanhol: Espanhol jurídico
[click +]


O objetivo geral é aproximar o aluno relacionando profissional ou educativamente com o âmbito do direito, aos conceitos básicos da legislação espanhola e a linguagem jurídica. Além disso, partindo de um programa geral (a Constituição Espanhola e o modelo de Estado Espanhol, o Direito Comunitário, o Direito Civil, legislação em diferentes materiais), adaptamos o programa aos interesses de nossos alunos.

i:211 p:16

Curso especial de Espanhol: Espanhol de negócios (particular)
[click +]


Aulas particulares, todo o ano.

Mínimo: 1 aula diária de 90 minutos

Este curso vem marcado em seus conteúdos pela própria Câmara de Madri e a Universidade de Alcalá. Sendo assim, o objetivo do curso é que o aluno alcance o domínio dos conhecimentos de uso do espanhol comercial relativo às quatro destrezas que levam o aluno à competência comunicativa.

No caso de o aluno ter como objetivo conseguir o Certificado oficial de Espanhol dos Negócios, nosso objetivo fundamental é a familiarização com os conteúdos e a forma de exame para conseguir sua superação.

i:212 p:17

Curso especial de Espanhol: Espanhol de negócios (em grupo)
[click +]


Nível de espanhol recomendado: básico e intermediário

Curso orientado à aquisição dos conhecimentos e destrezas necessárias para que o aluno se desenvolva com acerto no âmbito dos negócios e a preparação adequada para realizar com êxito o exame oficial da Câmara Oficial e Indústria de Madri e a Universidade de Alcalá.

i:213 p:18

Curso especial de Espanhol: Negociar com êxito em espanhol
[click +]


Todo o ano

15 sessões de 90 minutos e 5 de 60 minutos (5 dias)

Mínimo: 1 participante

Este curso está orientado a profissionais que desenvolvam seu trabalho no mundo dos negócios em espanhol. Os objetivos fundamentais são a obtenção de uma visão geral da cultura empresarial na Espanha, o conhecimento de suas peculiaridades culturais e valorizá-las, assim como o conhecimento dos aspectos tanto sociais como comerciais da negociação com espanhóis.

i:214 p:19

Curso especial de Espanhol: COM SOLTURA! - Curso de conversação
[click +]


Nível de espanhol recomendado: intermediário

Este curso intensivo de conversação tem o objetivo de praticar e desenvolver as destrezas comunicativas. Os alunos têm a possibilidade de eleger os temas de alguns dos encontros, sempre relacionados com a cultura e sociedade espanhola. Este curso pode ser combinado com o “curso em mini-grupo”.

i:215 p:20

Curso especial de Espanhol: Grupos escolares
[click +]


Se vocês têm um grupo de estudantes, escreva-nos.

Somos especialistas em programas para grupos de menores e nossa cidade, por ser especialmente segura, se presta justamente a este tipo de programa. Um dos objetivos principais deste programa é que os jovens conheçam a mentalidade espanhola, a forma de viver dos espanhóis. Também podemos organizar seu alojamento, preferivelmente com nossas excelentes famílias de Ávila.

Informe-nos sobre datas, número de participantes e conteúdos de interesse (língua, sociedade, excursões, etc.). E então poderemos enviar uma proposta de programa.

i:216 p:21

Curso especial de Espanhol: Universitários
[click +]


Por que Ávila é especialmente interessante para os estudantes universitários?

Ávila é uma antiga cidade universitária (a Universidade de Santo Tomás foi fundada por Isabel, a Católica). Você vai fazer amizade com muitos estudantes espanhóis.

Mas Ávila não está saturada de estrangeiros – ao contrário. Um exemplo: No verão, quando outras cidades ficam vazias de estudantes espanhóis e cheias de estudantes estrangeiros, as universidades e fundações culturais de Ávila oferecem cursos para espanhóis de toda a Espanha, assim, você poderá conhecê-los. E vão participar das festas, bater papo e trocar informações com eles. A Escola Geral de Polícia, com seus estudantes entre 18 e 30 anos de toda Espanha, também contribui ao ambiente jovial de Ávila.

Assim, graças à quantidade de contatos práticos que você pode fazer em Ávila com jovens da sua idade, aqui é o lugar ideal para um curso de espanhol para universitários.

i:217 p:22

Curso especial de Espanhol: 50+
[click +]


IEMA é famoso pela alta qualidade dos programas para adultos que vêm à Ávila em um grupo. Incluímos cultura, excursões, gastronomia, sociedade e espanhol no mesmo programa. Um dos objetivos principais deste programa é que vocês vão conhecer a mentalidade espanhola, a forma de viver dos espanhóis.

Seu alojamento pode ser com espanhóis ou nos melhores hotéis, geralmente antigos palácios ao redor de nossa escola. Peça-nos datas e informe-nos sobre seus interesses e preferências, assim podemos enviar-lhes uma proposta com os preços correspondentes. Você vai desfrutar muitíssimo de nossa escola e de Ávila.

Alguns programas têm datas certas, veja exemplos a seguir – peça informações detalhadas.

i:218 p:23

Curso “50+”: “Iniciação ao mundo do vinho espanhol”
[click +]


Número de participantes: mínimo 15, máximo 45.

Conhecimentos mínimos de espanhol recomendado: A2

Datas: livre

Este seminário é dirigido aos amantes e conhecedores de vinho que querem aprofundar-se sobre a cultura e o vinho espanhol, conhecendo aspectos da história e sociedade espanhola. Aprende-se sobre a cata do vinho, visita-se uma adega e tratam-se os aspectos mais importantes artísticos e culturais de “Castilla y León”. Incluem-se algumas aulas de espanhol para aprender a desenvolver-se em situações cotidianas na Espanha.

A maioria destas classes são no restaurante “El Almacén” e dirigidas por Julio Delgado, premiado como “Nariz de Ouro”, um dos melhores sommelieres da Espanha.

i:219 p:24

Curso “50+”: “Encontro com a Semana Santa”
[click +]


Conhecimentos mínimos de espanhol recomendado: A2

Número de participantes: mínimo 15, máximo 45.

A Semana Santa é uma pluralidade de devoções e variedade de ritos que nos faz descobrir a intimidade dos espanhóis ao seu redor em um momento real. Abre-nos uma porta para chegar a compreender esta língua e as pessoas que a falam. Mediante este programa, oferecemos ao aluno a possibilidade de conhecer aspectos tão pouco místicos como alguns jogos destas festas ou suas comidas típicas.

Pelas manhãs, os alunos têm aulas de espanhol prático e pelas tardes dedicam-se a realizar atividades de ócio e culturais no contexto da Semana Santa.

i:220 p:25

Curso “50+”: “Ávila – Cidade das Lendas”
[click +]


Conhecimentos mínimos de espanhol recomendado: A2

Número de participantes: mínimo 15, máximo 45.

Neste programa levam-se em conta as atividades culturais organizadas pela própria cidade para que o estudante seja espectador de uma montagem teatral. Durante estas datas a cidade de Ávila se transforma em um cenário ideal para a representação de algumas lendas de Ávila, encenadas por um grupo teatral; duelo de cavaleiros, ataques contra invasores da cidade, histórias de amores impossíveis... Lendas, histórias que recriam outros tempos, outras pessoas e que nos permitem viajar até um mundo de ilusão, perfeitamente combinadas com aulas práticas de espanhol.

i:221 p:26

Curso “50+”: “Tapas - Gastronomia em miniatura”
[click +]


Conhecimentos mínimos de espanhol recomendado: A2

Número de participantes: mínimo 15, máximo 45

Neste curso, IEMA se propõe a aproximar os alunos ao conhecimento da gastronomia espanhola em geral e das tapas em particular. Se a gastronomia espanhola é considerada como uma das melhores do mundo, a de Ávila é um exemplo da mistura da gastronomia e produtos próprios.

Além disso, o curso trata dos aspectos mais importantes artísticos e culturais de “Castilla y León” e inclui algumas aulas de espanhol para aprender a se comunicar em situações cotidianas na Espanha.

O comportamento descontraído dos espanhóis quando “vão de tapas” e o campeonato de tapas de Ávila nos permitem apresentar um programa único e educativo, a própria cidade.

i:222 p:27

Curso “50+”: “Ávila – Encontro com a Idade Média”
[click +]


Conhecimentos mínimos de espanhol recomendado: A2

Número de participantes: mínimo 15, máximo 45.

O programa deste curso está dirigido especialmente àquelas pessoas que querem aprender sobre a cultura e a história espanhola, em um ambiente festivo – durante o famoso Mercado Medieval de Ávila. A cidade de Ávila permite mostrar e visualizar todas aquelas lições relacionadas diretamente com a época medieval.

O programa se complementa com conferências e bate-papos sobre as manifestações mais importantes artísticas e culturais de “Castilla y León” e são incluídas algumas aulas de espanhol para aprender a se comunicar em situações cotidianas na Espanha.

i:223 p:28

Curso “50+”: “Encontro com o Flamenco e Santa Teresa”
[click +]


Conhecimentos mínimos de espanhol recomendado: A2

Número de participantes: mínimo 15, máximo 45

Este programa está dirigido àquelas pessoas que querem aprofundar-se na cultura e história da Espanha através do encanto e da força do flamenco. Além disso, procuramos aproximar o aluno à vida, obra e época de Santa Teresa, coincidindo com as Festas de Santa Teresa e a Semana Flamenca. No curso, trata-se dos aspectos mais importantes artísticos e culturais de “Castilla y León” e inclui algumas aulas de espanhol para aprender a se comunicar em situações cotidianas na Espanha.

i:224 p:29

Curso de Cultura: A: Espanha é diferente!
[click +]


Já na Bíblia a Espanha é citada. Serão os gregos os primeiros a falar dos espanhóis. “Español” significa “raro” (Strabon). Todos eles dizem algo em comum: Espanha é um país remoto, diferente e romântico. – Passados muitos séculos: algo mudou na visão do estrangeiro sobre nosso país?

Queremos mostrar essas diferenças nem melhores nem piores, que um estrangeiro pode encontrar ao pisar neste “couro de touro” chamado Espanha. Sem esquecer de arrancar um sorriso de seus lábios, e, se lhe apetece, uma meditação.

Divertindo-se ao mesmo tempo em que aprende, você conhecerá melhor esse país.

Há oito encontros.

i:225 p:30

Curso de Cultura: B: Sociedade, política e economia da Espanha.
[click +]


Espanha – sociedade madura e jovem. Seus vícios e virtudes. Comparamos nossa sociedade com as demais:

- Quem somos? Como somos?
- Como funcionamos?
- O que pensamos dos demais?
- O que nos diferencia e o que nos une aos demais países?
- Como nos divertimos e como nos entediamos?
- Nosso sistema político
- Nossa economia
- Espanha dentro da União Européia

De uma forma lúdica mostraremos o interior de uma Espanha que não é somente flamenco e touros. Um país que não exporta somente azeite de oliva, frutas, sol e praia.

i:226 p:31

Curso de Cultura: C: Arte, história, lendas e monumentos de Ávila.
[click +]


Com este curso oferecemos uma visão de um conjunto histórico-artístico tão rico como austero. Sua história, sua política, sua literatura, sua mística, sua arte, enriquecem a bagagem histórica e cultural da Espanha. Sem esquecer dos personagens que converteram Ávila em Patrimônio da Humanidade. Mostrar nossa cidade é um pouco contar nossa vida.

Objetivos:

O orgulho de viver nesta cidade nos levou a mostrá-la vestindo sua história, arte e literatura com o traje da filosofia vulgar. Há um ditado que diz assim: “lampejo de seu gênio, reflexo de seus costumes e espelho de sua história particular”.

Sabemos que nosso curso nada tem de original, mas considerando que as tradições tem o caráter de ser às vezes o resumo da vida íntima de uma população, tentamos difundir e ensinar seu conhecimento a todos aqueles que busquem algo mais.

O curso está estruturado em oito sessões:

1º encontro: A “Obila” Celta e “Abula” Romana. Suas lendas.
2º encontro: As muralhas. Suas lendas.
3º encontro: A Basílica de São Vicente. Suas lendas.
4º encontro: A Catedral. Suas lendas.
5º encontro: As casas do palácio. Suas lendas.
6º encontro: O Real Monastério de Santo Tomás. Suas lendas.
7º encontro: Santa Teresa de Jesus.
8º encontro: Mercados, pousadas e praças. Suas lendas.

A duração das sessões será de 90 minutos.

Todas as sessões se realizarão no exterior da escola, com textos e documentos.

i:227 p:32

Curso de Cultura: D: História da arte da Espanha.
[click +]


Desde El Greco, até Picasso, sem esquecer de Velázquez e Goya, buscaremos o porquê, o quando e o como destes homens que levaram a pintura universal aos mais altos níveis de genialidade.

i:228 p:33

Curso de Cultura: E: História da Espanha.
[click +]


Com estas lições, daremos a conhecer de uma maneira clara e amena “fatos” que se sucederam ao longo da História da Espanha, destacando sobretudo os acontecimentos do século passado (século XX).

i:229 p:34

Curso de Cultura: F: Espanha é uma festa: gastronomia e costumes.
[click +]


De norte a sul, de leste a oeste, mostraremos a riqueza de nossos costumes e tradições. “Os mortos viventes do norte galego”. A “Festa Nacional”: os Touros. E, naturalmente, a Semana Santa. Também daremos uma mostra de nossa riqueza gastronômica.

i:230 p:35

Curso de Cultura: G:Espanha através da música.
[click +]


Buscamos explicar, de forma original, aspectos tratados com maior formalidade em outros cursos. Por meio de uma seleção de canções de diferentes épocas e estilos representamos o desenvolvimento em todos os aspectos possíveis de uma evolução social que começa nos anos 40 e termina no século XXI.

Neste curso pretendemos aproximar, utilizando a música como linguagem, um momento da vida de um país.

i:231 p:36

Curso de Cultura: H: Hispano-América ontem e hoje.
[click +]


Neste curso, se mostrará o mundo latino-americano através de personagens, fatos, música e arte. Comparando a realidade social de cada país e cada região determinada.

i:232 p:37

Curso de Cultura: I: Obras-prima da literatura espanhola.
[click +]


Como compreender a formação social, histórica, tradicional de um país sem conhecer os homens e mulheres que escrevem e escreveram sobre ele?

Lazarillo de Tormes, Dom Quixote, La Regenta – sem esquecer a literatura contemporânea e atual. Menção especial para o mundo literário latino-americano: García Márquez, Borges, Cortázar.

i:233 p:38

Curso de Cultura: J: A mística espanhola.
[click +]


A espiritualidade cristã tem um referencial fundamental: Santa Teresa de Ávila e San Juan de la Cruz. Buscaremos através de sua obra o elo de sua própria experiência de Deus. Ambos são de Ávila!

É necessário que você tenha um nível mínimo de espanhol B2 para poder participar deste curso. Se você puder entender, sem problemas, o texto abaixo, poderá participar.

Con este curso de mística buscamos que el alumno tenga un acercamiento a una doctrina que los propios místicos no consideraban una sabiduría secreta, incomunicable, y no sólo reducida a una grupo de iniciados.

Podemos hablar de la mística de una época, de un momento de entender la religiosidad ya pasada. No es así, la mística no es lago lejano, ellos, sus representantes, en su afán de una relación intensa y personal con Dios; se tocan y cruzan con movimientos filosóficos y religiosos. Estos hoy en día son un referente espiritual para muchos hombres y mujeres del mundo. Así podemos decir que la mística hoy en día está más cerca de nosotros de lo que pensamos. Mostrarlo es la intención de este curso.

Hemos puesto como modelo de este acercamiento a dos de los más representativas figuras de esta doctrina; Santa Teresa de Jesús y San Juan de la Cruz. Sus primeros recuerdos y contactos con Dios se producen en Ávila, ya que es el lugar donde ella nació. Aquí ellos fraguaron sus ideas, primero en su mente y después en el papel. Y también nos dejaron su día a día.

El alumno comprenderá, valorará, enjuiciará, analizará, esta doctrina con visitas a esos lugares que forman parte de esta literatura religiosa. Una literatura que abandona el latín vulgar, para expresarse en castellano, con el propósito de popularizarla.

A partir de lo expuesto anteriormente, acercamiento, modernidad, contacto real, literatura en castellano. La mística es parte no sólo del Siglo de Oro español, es algo que nos pertenece a todos. Es pasado y presente. Demos a conocer a la mística como algo de hoy.

La mística es concebida como una unión de voluntades, pero no de esencias, quedando a salvo la voluntad humana. Incluso para rechazar la gracia divina.

La mística profundiza en uno mismo. Afirmaba Malón de Chaide: “Es el hombre tan libre, que puede no querer cuando Dios quiere”.

Características generales del curso.

Las lecciones se realizarán en clase con salidas para ver y sentir la Ruta Teresiana, el curso está estructurado en ocho sesiones de noventa minutos.

A. Fechas: ver lista de precios.
B. Destinatarios: Toda persona interesada en el mundo de la Mística.
C. Número de participantes. Mínimo 5, máximo 20
D. Requisito mínimo de competencia lingüística: B2, C1.
E. Profesorado: José Luis García.

Objetivos del curso.

¿Qué proponemos al estudiante que tome parte en el curso de mística? Un acercamiento a la literatura espiritual cristiana. Los objetivos específicos del curso son:
- Encontrarse con las figuras máximas del misticismo que le faciliten la lectura y el estudio de textos místicos.
- Meditar sobre un aspecto de la literatura bastante desconocido para un lector tradicional.
- Descubrir cómo en la doctrina mística se conjugan los valores, literarios y filosóficos, que podremos encontrar en un recorrido por la “Ruta Teresiana”.
- Conocer y valorar la figura de Santa Teresa.
- Conocer y valorar la figura de San Juan de la Cruz.
- Reencontrase con la espiritualidad en la “Ruta Teresiana”.

Contenidos.

- El Centro de Interpretación del Misticismo.
- La prosa religiosa.
- Ascetismo y misticismo.
- La Mística española: rasgos generales y estilos.
- Las órdenes religiosas.
- La mística heterodoxa.
- Causas de la aparición de la mística y la ascética.
- Épocas
o Período de iniciación.
o Período de plenitud.
o Autores.
- Contexto histórico.
- Población y sociedad.
o Mentalidad.
o El estado y los acontecimientos políticos.
- Santa Teresa de Jesús.
o Esquema biográfico.
o La doctrina.
o Las obras.
o El estilo.
- La prosa de Teresa de Jesús.
o El Castillo interior.
- La prosa de Santa Teresa de Jesús.
o Las Moradas.
- San Juan de la Cruz.
o Esquema biográfico.
o La doctrina.
o Las obras.
o El estilo.
o La Noche oscura.
Copyright © 2012 Instituto Español Murallas de Ávila. Calle Martín Carramolino 6 - 05001 Ávila, Spain - Tel. (+34) 920 222 773
iema@iema.com · contacto@iema.com · staff@iema.com